Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

História de Silvio Romero da Silva Ramos

                                    Biografia de Silvio Romero

             Silvio Romero(nascido Silvio Romero da Silva Ramos,na então vila de lagarto em Sergipe no dia 21 de abril de 1851) era filho do português  André Romero ,natural de Guimarães e de Maria Vasconcelos da Silveira Ramos,também  filha de portugueses residentes naquele território da freguesia de Nossa Senhora da Piedade .Lagarto era um dos prósperos centros sergipanos,para onde acorriam os jovens para buscar conhecimentos,como Tobias Barretos,que estudou latim com padre José Alves Pitangueira.A vila do tempo de Silvio Romero tinha no professor Badu  um dos melhores mestres,e guardava duas tradições marcantes :a primeira o brado de liberdade  do padre Eusébio Dias laços Lima que criou um império em Sergipe e em alagoas,distribuindo títulos de nobreza  em os lagarteasses   da vigararia;a segunda ,a de ser,em todo o território sergipano,a área mais bem dividida com predomínio da pequena propriedade.     Silvio Romero aos 17 anos desembarcou em Recife,para estudar na Faculdade de Direito,onde já estavam alguns sergipanos,como Martinho  Garcez  e Tobias Barreto,que viriam,com certeza,a ser dois dos seus melhores amigos.Ao chegar á  capital pernambucana ,a cidade mais cosmopolita do norte do Brasil (ainda não se tinha a noção geográfica e econômica da Região Nordeste,como vem aparecer,com clareza,nas obras de Gilberto Freyre),Silvio Romero estava impregnado de contos,romances,lendas,cantigas,trechos de cheganças e de reisado,aprendidos na sua infância sergipana,com Totonha e com Zefa Nó,filha de Joana Nó,também escrava da família Romero  em lagarto.E guardava as festas de Nossa Senhora do Rosário,quando as taieiras desfilavam pela  procissão,com seus cantos cujo estribilho ecoava nas ruas:’’Inderé,ré,ré/Ai Jesus de Nazaré”.       O ano de 1868 foi um ano diferente ma vida do Recife e de outras cidades brasileiras.É o marco da ruptura com o saber tradicional,de salvação.Surgem no recife diversos jornais e revistas,divulgando  as novas teorias cientificas,sistemas filosóficos,combatendo o clericalismo dominante.O próprio Silvio Romero,ao referir-se ao movimento intelectual daquele tempo,sob os auspícios da escola do recife,disse:’’Um bando de idéias novas esvoaçou sobre nós de todos os pontos do horizonte.Positivismo,evolucionismo,darwinismo,critica religiosa,naturalismo,cientificismo na poesia e no romance,folclore,novos processos de critica e de  história literária,transformação da intuição do direito e da política,tudo então se agitou e o brado de alarme partiu da Escola de Recife.O recife estava agitado e demonstrava o seu entusiasmo,louvando os feitos dos soldados e de seus comandantes nos combates da guerra com o Paraguai. 
      A partir de 1869 Silvio Romero começou a produzir os primeiros trabalhos,publicados a partir de abril de 1870 no jornal A crença(A poesia ao livro de Santa Helena Magno,O que Entendemos por poesia,duas cartas endereçadas a Manoel Quintiliano da silva,A poesia das Falenas,critica ao livro de Machado de Assis),em O americano,dirigido  por Tobias Barreto ,ainda em 1870(A poesia das Espumas Flutuantes,critica ao livro de Castro Alves),no jornal Correio Pernambucano,em 1871.            Foram cinco anos de intensa  atividade intelectual no recife,onde se bacharelou em 1873.Voltando para Sergipe,é logo nomeado,a 24 de janeiro de 1874,Promotor de Estância,onde permaneceu até 8 de fevereiro de 1875,quando foi exonerado pelo Presidente da Província,Antônio dos Passos Miranda,que  também o nomeou.O período da Promotoria foi intercalado com o mandato de deputado Provincial,juntamente com  Martinho Garcez e com outros amigos.Um Discurso,discutindo projetos de lei para a elaboração da História de Sergipe,passa a ser,em abril de 1874,o seu primeiro livro publicado.Não era,na verdade,um livro,mas um folheto,que,tomando a deixa  da história sergipana,criticava “o método retrógrado e anticientífico dos nossos historiadores”.       Em 1875,Silvio Romero  volta ao Recife e publica o livro Etnologia Selvagem e enfrenta uma banca de examinadores,junto á Faculdade de Direito do Recife.Durante os exames,Silvio Romero afirma um traço do seu perfil,que levaria por toda a vida,o do polemista radical.Segundo os registros ,no meio de um questionário  Silvio Romero teria dito:’’Nisto não há metafísica,Sr doutor,há lógica”,ouvindo como resposta do professor coelho Rodrigues,que “A lógica não exclui a metafísica”.Em 1876,quando é nomeado Juiz de Direito da comarca de parati,na província do Rio de Janeiro,onde passa a viver até 1879,quando vai para a cidade de Rio de janeiro,e um ano depois,ingressa no magistério,como professor do colégio Pedro II em Parati,Silvio Romero deixa larga contribuição cultural ao Brasil,publicando A filosofia no Brasil ,em Porto Alegre,e o livro de poemas Contos do Fim do Século ,no Rio de Janeiro,ambos em 1878.Começa,também a publicar seus ensaios sobre a poesia popular,depois enfeixados no livro Estudos sobre a Poesia  Popular do Brasil.                   Sílvio Romero cursou a Faculdade de Direito do Recife, entre 1868 e 1873, diplomando-se em 1873, sendo contemporâneo de Tobias Barreto. Na década de 1870 colaborou, como crítico literário, em vários periódicos pernambucanos e cariocas.
Em 1875, foi eleito deputado provincial por Estância, em Sergipe. Radicou-se no Rio de Janeiro onde alcançou notoriedade, especialmente como crítico literário. Em 1878, Sílvio Romero publicou seus dois primeiros livros, A Filosofia no Brasil e Cantos do Fim do Século, seu primeiro livro de poesia. O primeiro deles tinha a intenção de questionar o meio acadêmicoTobias Barreto, seu mestre e conterrâneo. Nessa obra critica com veemência as correntes de filosofia no país, em especial o espiritualismo e o positivismo.
No Rio de Janeiro, lecionou Filosofia no Colégio Pedro II entre 1881 e 1910. Estava entre os intelectuais que fundaram a Academia Brasileira de Letras, em 1897. Polemista agressivo e ativo, contribuiu de modo significativo para que a Escola do Recife - denominação que lhe deve ser atribuída - viesse a ser conhecida em todo o país.
Em 1882 publicou a Introdução à História da Literatura Brasileira, hoje em edição de cinco volumes. Com o livro Últimos Harpejos, em 1883, sua carreira de poeta se encerra. Como resultado de pesquisas sobre o folclore brasileiro escreveu O elemento popular na literatura do Brasil e Cantos populares do Brasil, tendo realizado para este, em 1883, uma viagem para Lisboa a fim de publicá-lo. Em 1888, houve a publicação da História da Literatura Brasileira em 2 volumes.
Em 1891 produziu artigos sobre ensino para o jornal carioca Diário de Notícias, dirigido por Rui Barbosa. No mesmo ano, foi nomeado membro do Conselho de Instrução Superior por Benjamim Constant.
Foi um dos primeiros pensadores a se interessar por Antônio Conselheiro, o qual via como missionário vulgar que agregara em torno de si fanáticos depredadores. Seu amigo Euclides da Cunha, tendo sido enviado para Canudos, foi responsável pelo esclarecimento dos fatos ainda nebulosos para muitos intelectuais da época.
Entre 1900 e 1902 foi deputado federal pelo Partido Republicano, trabalhando na comissão encarregada de rever o Código Civil na função de relator-geral.
Entre 1911 e 1912 residiu em Juiz de Fora, participando da vida intelectual da cidade, publicando poemas e outros escritos nos jornais locais, prefaciando livros, ministrando aulas no ensino superior e proferindo discursos.



                                              Obras

                 A filosofia no Brasil: ensaio crítico. Porto Alegre: Tipografia de Deutsche Zeitung, 1878. 192 p. Interpretação filosófica na evolução dos fatos históricos. Rio de Janeiro, 1880. (Tese de concurso à cadeira de Filosofia do Colégio Pedro II). Ensaios de philosophia do direito. Recife: Companhia Impressora, 1885. 307 p. Ensaios de philosophia do direito. Apêndice Gumercindo Bessa. Rio de Janeiro: Cunha e Irmãos Editores, 1895. 264 p. Ensaios de philosophia do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1908. 320 p. Ensaios de filosofia do direito. São Paulo. Landy Livraria Editora. 2001. 179 p. A filosofia e o ensino secundário. Rio de Janeiro, 1885. (Opúsculo). Doutrina contra doutrina; o evolucionismo e o positivismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editor J. B. Nunes, 1894. Doutrina contra doutrina; o evolucionismo e o positivismo no Brasil. 2. ed. melhorada. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves & Cia, 1895. 293 p. Obra filosófica. Introdução e seleção Luís Washington Vita. Rio de Janeiro: [[Livraria José Olympio Editora, 1969. 701 p. (Documentos brasileiros, 139). Ensaios de crítica parlamentar. Rio de Janeiro: Moreira Máximo & Cia. 1883. 186 p. As formas principaes da organização republicana. Rio de Janeiro, 1888. (Opúsculo). Parlamentarismo e presidencialismo na república brasileira; cartas ao conselheiro Rui Barbosa[6]. Rio de Janeiro: Companhia Impressora, 1893. 152 p. Discursos. Porto: Livraria Chardron, 1904. 316 p. O alemanismo no sul do Brasil; seus perigos e meios de os conjurar. Rio de Janeiro: Typ. Heitor Ribeiro, 1906. 72 p. O Brasil social; vistas sintéticas obtidas pelos processos de La play. Rio de Janeiro: Typ. Jornal do Commercio, 1907. 43 p. Geografia da politicagem. Rio de Janeiro, 1909. (Opúsculo). Bancarrota do regime federativo na república brasileira. Rio de Janeiro, 1910. (Opúsculo). Provocações e debates; contribuição para o estudo do Brasil social. Porto: Livraria Chardron, 1910. 416 p. O castilhismo no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1910. O Brasil na primeira década do século XX. Lisboa: Typ. da “A Editora Limitada”, 1912. 209 p. (Estudos Sociaes). O remédio. Rio de Janeiro, 1914. (Discurso de paraninfo). A união do Paraná e Santa Catarina: o Estado de Iguassú. Prefácio Arthur Guimarães. Niterói: Escola Typ. Salesiana, 1916. 45 p. (Extractos de uma série de artigos publicados no Jornal “A ‘Época” da capital Federal, em nov. 1912). Parlamentarismo e presidencialismo. Introdução de Pedro Calmon. Brasília: Senado Federal, 1979. 84 p. (Coleção Bernardo Pereira de Vasconcelos. Série Estudos Políticos, 14). Realidade e ilusões no Brasil; parlamentarismo e presidencialismo e outros ensaios. Seleção e coordenação Hildon Rocha. Petrópolis: Editora Vozes, 1979. 324 p. O Brasil social e outros estudos sociológicos. Brasília: Senado Federal, 2001. 277 p. (Biblioteca Básica Brasileira).                                              


                       Obras Complementares

  • A filosofia no Brasil: ensaio crítico.Porto Alegre: Tipografia de Deutsche Zeitung,1878. 192p.
  • Interpretação filosófica na evolução dos fatos históricos. Rio de Janeiro, 1880. (Tese de concurso à cadeira de Filosofia do Colégio Pedro II).
  • Ensaios de philosophia do direito. Recife: Companhia Impressora, 1885. 307 p.
  • Ensaios de philosophia do direito. Apêndice Gumercindo Bessa. Rio de Janeiro: Cunha e Irmãos Editores, 1895. 264 p.
  • Ensaios de philosophia do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1908.320p.
  • Ensaios de filosofia do direito. São Paulo. Landy Livraria Editora. 2001. 179 p.
  • A filosofia e o ensino secundário. Rio de Janeiro, 1885. (Opúsculo).
  • Doutrina contra doutrina; o evolucionismo e o positivismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editor J. B. Nunes, 1894.
  • Doutrina contra doutrina; o evolucionismo e o positivismo no Brasil. 2. ed. melhorada. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de Alves & Cia, 1895. 293 p.
  • Obra filosófica. Introdução e seleção Luís Washington Vita. Rio de Janeiro: [[Livraria José Olympio Editora, 1969. 701 p. (Documentos brasileiros, 139).
  • Ensaios de crítica parlamentar. Rio de Janeiro: Moreira Máximo & Cia. 1883. 186 p.
  • As formas principaes da organização republicana. Rio de Janeiro, 1888. (Opúsculo).
  • Parlamentarismo e presidencialismo na república brasileira; cartas ao conselheiro Rui Barbosa[6]. Rio de Janeiro: Companhia Impressora, 1893. 152 p.
  • Discursos. Porto: Livraria Chardron, 1904. 316 p.
  • O alemanismo no sul do Brasil; seus perigos e meios de os conjurar. Rio de Janeiro: Typ. Heitor Ribeiro, 1906. 72 p.
  • O Brasil social; vistas sintéticas obtidas pelos processos de La play. Rio de Janeiro: Typ. Jornal do Commercio, 1907. 43 p.
  • Geografia da politicagem. Rio de Janeiro, 1909. (Opúsculo).
  • Bancarrota do regime federativo na república brasileira. Rio de Janeiro, 1910. (Opúsculo).
  • Provocações e debates; contribuição para o estudo do Brasil social. Porto: Livraria Chardron, 1910. 416 p.
  • O castilhismo no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1910.
  • O Brasil na primeira década do século XX. Lisboa: Typ. da “A Editora Limitada”, 1912. 209 p. (Estudos Sociaes).
  • O remédio. Rio de Janeiro, 1914. (Discurso de paraninfo).
  • A união do Paraná e Santa Catarina: o Estado de Iguassú. Prefácio Arthur Guimarães. Niterói: Escola Typ. Salesiana, 1916. 45 p. (Extractos de uma série de artigos publicados no Jornal “A ‘Época” da capital Federal, em nov. 1912).
  • Parlamentarismo e presidencialismo. Introdução de Pedro Calmon. Brasília: Senado Federal, 1979. 84 p. (Coleção Bernardo Pereira de Vasconcelos. Série Estudos Políticos, 14).
  • Realidade e ilusões no Brasil; parlamentarismo e presidencialismo e outros ensaios. Seleção e coordenação Hildon Rocha. Petrópolis: Editora Vozes, 1979. 324 p.
  • O Brasil social e outros estudos sociológicos. Brasília: Senado Federal, 2001. 277 p. (Biblioteca Básica Brasileira).
  • História da Literatura Brasileira (1888)
  • Ensaios de Sociologia e Literatura (1901)
  • Martins Pena (1901)
  • Pinheiro Chagas (1904)
  • Evolução da Literatura Brasileira (1905)
  • Outros Estudos de Literatura Contemporânea (1905)
  • O Alemanismo no Sul do Brasil (1906)
  • Compêndio de História da Literatura Brasileira (1906)
  • Discurso (1907)
  • Zeverissimações Ineptas da Crítica (1909)
  • Da Crítica e sua Exata Definição (1909)
  • Provocações e Debates (1910)
  • Quadro Sintético da Evolução de Géneros na Literatura Brasileira (1911)
  • Minhas Contradições (1914)
Obras para Baixar




                 Imagens de Sílvio Romero 

 Estatua de Silvio Romero

Silvio Romero com a sua beca de professor

 A mãe de Silvio Romero,Dona Maria Ramos(Romero)

O pai de Silvio romero,André Ramos(Romero).

Lagarto,vila de sergipe em que Silvio Romero nasceu.reprodução fotográfica do livro "Itinerário de silvio romero",por Silvio Rabelo-Livraria José Olimpio Editoria,1944.

 Casa grande do engenho "Moreira",na qual Silvio Romero viveu até os cinco anos de idade

 Faculdade de Direito do recife,no largo do Hospital,no tempo em que Silvio Romero fez o seu curso.



Literatura

 Escultura em homenagem a Silvio Romero.Obra do artista Plástico Zeus,praça silvio romero.Lagarto-se

 Dona Clarinda Diamantina Correia de Araújo,formosa pernambucana que foi a primeira mulher de Silvio romero.

Dona Maria Liberato da Rocha Romero,segunda esposa de silvio romero.não foi localizado o registro fotografico.

 Dona Maria Petronila Pereira Barreto Romero,Mocinha,terceira esposa de silvio romero.

Estado de conservação da casa onde nasceu Silvio Romero.Localizada na rua acrizio garcez,em lagarto,o imóvel sofreu sucessivas reformas,perdendo suas caracteristicas originais.Antes.

Depois

Depois

 Grupo escolar Silvio Romero.obs.:atual sede do memorial de lagarto.Lagarto-se



Casa térrea edificada em 1822,local onde viveu Silvio Romero dos cinco anos aos treze anos.Localizada na rua Major Mendonça,lagarto,imóvel preserva suas caracteristicas de construção do século XIX.






                                   Entrevista 

Entrevistado:Emersom carvalho

                                                       Emersom carvalho cm seus 15 anos

1.Nome Completo?
Emerson da Silva Carvalho

2.Qual a profissão?
Professor (33 anos de profissão).

3.Relatos sobre Silvio Romero?
É o 1° Colégio Estadual em que reune o maior número da alunos na cidade.

4.Acontecimentos da época em que Silvio Romero Viveu?
No periodo de Silvio Romero foi considerado o maior históriador,que permanece até hoje nas faculdades,colégios,bibliotecas,em seus livros etc.
                       
5.Como era Lagarto nesse tempo?
Um pouco da história de Lagarto é contado por sua gente e está registrado em cada ponto da cidade especialmente em sul " Memorial".
 
                                      Fotos da entrevista








                      Videos da entrevista


941 comentários:

  1. Olá pessoal! Sejam bem-vidos à gincana Sílvio Romero, o Imortal. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal muito bom saber mais sobre a história desse grande homem ja fui aluna do colégio e não conhecia a história.a todos do blog os imbativeis meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. parabéns por esse lindo blog,estar maravilhoso,adorei saber mais um pouquinho da história do nosso ilustre Silvio Romero,que marcou uma boa parte da história do nosso lagarto.VOCÊS FORAM OTIMOS.

    ResponderExcluir
  4. muito bom!muito bom mesmo esse blog além de fazer as pessoas conhecerem mais da vida de Silvio Romero,ajuda aos alunos na forma de aprendizagem do ilustre e imortal Silvio Romero.

    ResponderExcluir
  5. o blog está ótimo do ínicio ao fim parabéns aos imbativeis por esse trabalho bem feito

    ResponderExcluir
  6. não faltou dedicação para que esse bog fosse feito para as pessoas verem quem foi sílvio romero como pessoa e como profissional.
    os imbativeis♥

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, boa sorte na gincana. Beijos. Professora Conceição

    ResponderExcluir
  8. Com relação a toda essa história de Silvio Romero, Eu gostaria de dizer que
    O lagartense Assuero
    Possuí dez vezes mais talento
    Do que este tal de Silvio Romero

    Everaldo

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da ideia do blog... é uma maneira de resgatarmos um pouco da nossa história.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da ideia do blog... é uma maneira de resgatarmos um pouco da nossa história.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. o blog estar muito perfeito.
    parabens

    ResponderExcluir
  12. É bom saber que os alunos do Silvio Romero se interessam pela a cultura daqueles que fizeram historias da cidade de Lagarto. Pois esse blog esta perfeito, estou torcendo pelos os IMBATIVIES.. voces sao demais s2
    PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  13. muito bom gostei mt desse blog parabéns!

    ResponderExcluir
  14. ow blog muito bom!
    espero que minha antiga sala
    ganhe !! hehe! \O/ na torcida

    ResponderExcluir
  15. aqui esta muito bom sobre a historia de silvio romero gostei mt!

    ResponderExcluir
  16. ae pessoal vamos lá vamos com tudo o blog ta massa!

    ResponderExcluir
  17. gostei bastante desse blog e de seu conteudo parabéns

    ResponderExcluir
  18. parabéns aos imbativeis pelo desempenho e por nos mostrar um pouco da história desse homem que marcou a cidade de lagarto...

    ResponderExcluir
  19. O blog está muito bom...
    Parabéns! Boa sorte aos imbativeis.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Está muito legal... gostei muito, está bem organizado, um ótimo conteúdo, boas fotos e bons vídeos da entrevista!
    Parabéns a todos q participaram dessa criação!!!

    ResponderExcluir
  22. É bom saber que os alunos do Silvio Romero se interessam pela a cultura daqueles que fizeram historias da cidade de Lagarto.parabéns a todos e to na torcida por vcs boa sorte!

    ResponderExcluir
  23. Amei esse plog ñ sabia tanto assim da historia de silvuio romero parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  24. meu irmão é da turma de vcs to na torcida parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  25. otimo alguem poderia mim ajudar a dizer onde msm que fica localida a ksa que silvio romero narceu?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. onde fica a ksa que silvio romero nasceu ?

    ResponderExcluir
  28. fica no centro de lagarto proximo a igreja matriz se eu ñ mim engano o é na rua acrizio garces.

    ResponderExcluir
  29. obr Lucas hum sei mais ou menos onde é sim é bom saber que temos um lugar historico em lagarto.

    ResponderExcluir
  30. vcs são de mais gostei mt desse blog parabéns!

    ResponderExcluir
  31. obr a vc Larissa e comenta ae por favor e passa pra seus amigos tmb e qualquer duvida sobre o ilustre silvio romero tamos aki.

    ResponderExcluir
  32. vamos pessoal nosso blog ta na boca da galera alguns são ruins outros bons mais o q importa é q tão falando espalhando e comentando he he!

    ResponderExcluir
  33. muito bom adorei o blog de vcs otimo conteudo parabéns!

    ResponderExcluir
  34. equipe lilais vcs são de mais torço por vc amei o blog jurado ae se liga!

    ResponderExcluir
  35. tenho mt coisa a dizer ñ ta otimo parabéns!

    ResponderExcluir
  36. amei esse blog galera boa sorte essa gincana do silvio ta de mais torço por vcs Imbativeis!

    ResponderExcluir
  37. vcs tem que ganhar parabéns pelodesempenho e força de vontade de vcs!

    ResponderExcluir
  38. gostei de todo o conteudo que tem nesse blog amei parabéns!

    ResponderExcluir
  39. e ae galera muito bom esse blog parabéns gostei de conhece um pouco mais sobre a historia de silvio romero!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pessoal por esse conteudo maravilho sobre a vida desse ilustre personagem da nossa historia!

    ResponderExcluir
  41. Ta uma coisa simples mais otima gostei mt e ñ adianta ser uma coisa espetacular se ñ tem um otimo conteudo como o de vcs e lembrecem a humildade faz a força e leva a vitorias parabéns!

    ResponderExcluir
  42. essa turma é de mais primeira tarefa da gincana e já tão arrebentando parabéns torço por vcs!

    ResponderExcluir
  43. vc comem caladinhos né he he sei!há parabéns pelo blog amei

    ResponderExcluir
  44. essa escola de vcs é mt conhecida aki na bahia meu amigo Lucas q mando o link eu gostomtr de historia e amei tbm o blog de vcs conteudo nota mil torço por vcs!

    ResponderExcluir
  45. Ja vi mt blogs dessa gincana bom mais como o de vcs ñ é simples todo mundo sabe mais é facil de navegar e ver o verdadeiro conteudo q é sobre a historia de silvio romero parabéns

    ResponderExcluir
  46. é isso ae galera vamos romper as fronteiras e mostrar a historia de silvio romero!

    ResponderExcluir
  47. essa gincana e a historia de silvio romero ta trazendo para os alunos como eu q ñ conhecia mt da historia desse grande homem Lagartense q faz historia o conhecimento sobre ele!

    ResponderExcluir
  48. conteudo massa show gostei mt parabéns Lucas pow pq vc ñ mim falou antem desse blog eu tive q fazer um trabalho sobro ele e procurei q só mais aki ta simples mais otimo e completo gostei parabéns e boa sorte ae nessa gincana vlw!

    ResponderExcluir
  49. vlw parceiro por acc e comentar pow foi divulgado sabado esse blog rpz comenta mais vlw!

    ResponderExcluir
  50. cem é nosso objetivo e ganhar é nossa meta!rsrsrs

    ResponderExcluir
  51. krlho, fascinante a história, umas das melhores que já li, e mas explicativa, Parabéns pelo blog .
    bjs *--*

    ResponderExcluir
  52. ta de parabéns tem ate videos muito completo

    ResponderExcluir
  53. tbm gostei mt pq ta otimo bem explicativa!

    ResponderExcluir
  54. gostei de saber mais sobre o silvio romero

    ResponderExcluir
  55. parabéns pessoal pelo blog e o otimo conteudo que aki esta!

    ResponderExcluir
  56. bora segundos anos d e c estou torcendo por vcs ha e oo blog esta otimo

    ResponderExcluir
  57. o blog é muito bom quem fez esta de parabens

    ResponderExcluir
  58. hum otimo conteudo adorei tudo nesse blog parabéns!

    ResponderExcluir
  59. bora ae galera dos imbativeis se mobilizando ae!

    ResponderExcluir
  60. gostei tem ate download das obras dele gostei desse blog show parabéns !

    ResponderExcluir
  61. é galera só hj crescemos mt se continuar assim vamos lá!

    ResponderExcluir
  62. to gostando de ver,galerinha toda se mobilizando a união faz a força!vamos lá

    ResponderExcluir
  63. galerinha internalta do corujão comenta!duvidas sujestoes criticas tamos aki esse blog é mais cultura educação e tbm interatividade!

    ResponderExcluir
  64. é isso ae lucas realmente esse blog é de mais e o q é bom tem q ser elogiado comenta ae pessoal. gostei mt de td parabéns!

    ResponderExcluir
  65. aki ñ é twitter mais tem interatividade com seus visitantes!entrem comentem e sintace a vontade!rsrs

    ResponderExcluir
  66. MUITO MASSA MELHOR DE Q OUTROS BLOG DESSA ESCOLA Q EU ENTREI.

    ResponderExcluir
  67. Os IMBATIVEIS são demais..
    Amei o blog *-*

    ResponderExcluir
  68. com esse blog os imbativeis vão ganhar

    ResponderExcluir
  69. estOu torcendo por vcs
    Boa sorte!
    o blog está imbativel

    ResponderExcluir
  70. parabéns imbativeis por mostrarem tão bem a vida e as obras do nosso eterno e ilustre sílvio romero;)

    ResponderExcluir
  71. *essa gincana foi feita não só para os alunos competirem.Mas para mostrarem quem foi uma das pessoas que marcaram a história lagartense

    ResponderExcluir
  72. Tião ,modéstia parte concordo com vc esse é o melhor blog, e lucas com certeza a união faz a força todos unidos já mais serão vencidos.

    ResponderExcluir
  73. e ae galera to gostando de ver o blog bombando isso ae!

    ResponderExcluir
  74. vamos lá mobilização total divulgação a mil ai se ainda tivesse contando as n° de acc !rsrsrs

    ResponderExcluir
  75. realamente parceiiro ta muito massa o blog!

    ResponderExcluir
  76. esse blog é de mais gostei mt de tudo parabéns!

    ResponderExcluir
  77. hum otimo blog otimo conteudo amei tudo parabéns pelo desempenho de vcs!

    ResponderExcluir
  78. Gostei muito do conteúdo, pois monstra toda a vida de Silvio Romero...Um grande homem... Quando precisa pesquisa ou aqui...

    ResponderExcluir
  79. Vamos nessa aê meu povo dos imbativeis!!!!hehehehehe!

    ResponderExcluir
  80. Muito interessante!!!estão de paranbéns!!

    ResponderExcluir
  81. é galela vamos ki vamos!!vamos com tudooo!Os Imbativeis!

    ResponderExcluir
  82. parabéns imbativeis por mostrarem tão bem a vida e as obras do nosso eterno e ilustre sílvio romero;)

    ResponderExcluir
  83. vemos nos mobilizarmos galerinha e vamos q vamos.

    ResponderExcluir
  84. pessoal parabéns pelo blog o de vcs é um dos melhor que já vi ate agora!

    ResponderExcluir
  85. o conteudo aki nos comentarios ta uma interatividade massa ta muito bom!

    ResponderExcluir
  86. há sem falar das imagens massa e dos videos parabéns realmente otimo!

    ResponderExcluir
  87. vlw pessoal obr msm pela força e tamos juntos ae!

    ResponderExcluir
  88. Sílvio Romero Foi um Exemplo Ao povo brasileiro...

    ResponderExcluir
  89. Silvio Romero foi uma boa pessoa para o nosso país

    ResponderExcluir
  90. Ele sempre foi um exemplo para nossa cidade

    ResponderExcluir
  91. ESSE BLOG MOSTRA A HISTÓRIA DE SILVIO ROMERO
    QUE MARCOU LAGARTO COM SUAS PRODUÇÕES E POESIAS LITERARIAS.

    ResponderExcluir
  92. fiko Massa Sílvio Romero Grande Valor brasileiro que sera lembrado de geração a geração.

    ResponderExcluir
  93. há rolbaram ate o hino de guerra de vcs em ho povo em cultura viu sem criatividade1

    ResponderExcluir
  94. VAMOS TORCER PARA O BLOG DOS IMBATÍVEIS VENCER.

    ResponderExcluir
  95. VOU TORCER ATÉ O FINAL
    PARA ESSE LINDO BLOG
    QUE FALA DA HITÓRIA DE SILVIO ROMERO
    O NOSSO IMORTAL.

    ResponderExcluir
  96. SE ALGUEM NÃO GOSTOU DO BLOG EU NÃO SEI EXPLICAR
    MAS FALOU HISTÓRIAS BONITAS DO ESCRITOR POPULAR
    VOU TORCER COM UNHAS E GARRAS PARA O BLOG DOS IMBATÍVEIS GANHAR.

    ResponderExcluir
  97. o ilustre se foi...
    mas deixou suas publicações
    e muitas lembranças bonitas
    que ficaram pra sempre em nossos corações.

    ResponderExcluir
  98. VAMOS LÁ PESSOAL
    VAMOS ACESSAR
    O BLOG ESTAR MUITO BONITO
    EU GARANTO QUE VOCÊS VÃO GOSTAR.

    ResponderExcluir
  99. HISTÓRIA IMPORTANTE QUE TEMOS Q CONHECER
    SILVIO SE FOI
    MAS EU VOU LEMBRAR DELE ATÉ MORRER
    ELE FOI MAIS QUE IMPORTANTE
    DEIXOU EM NOSSOS CORAÇÕES SUAS LEBRANÇAS MARCANTES

    ResponderExcluir
  100. NÃO MIM CANÇO DE POSTAR
    POIS O BLOG ESTAR MUITO BONITO
    VOU POSTAR PARA OS IMBATÍVEIS GANHAR.

    ResponderExcluir
  101. OLHA A HORA QUE EU ESTOU COMENTANDO
    MAS AS HISTÓRIAS ESTAR TÃO INTERESSANTE
    APOSTO QUE AS PESSOAS ESTÃO GOSTANDO.

    ResponderExcluir
  102. é isso ae tamos todos juntos aki em prou ñ só da quantidade de comentarios no blog mais pra dar uma nova cara diferenciada a ele mostra o conteudo e essa maravilhosa historia da vida do ilustre silvio romero!

    ResponderExcluir
  103. As histórias me mostrou coisas que eu não tinha visto antes,coisas essas que eu não sabia antes,mas esse blog deixou bem claro.Foi maravilhoso, adorei

    ResponderExcluir
  104. ADOREI A HISTÓRIA,BEM EXPLICATIVA.

    ResponderExcluir
  105. VALEU APENA ESSA HISTÓRIA FOI MUITO BEM ELABORADA.

    ResponderExcluir
  106. realmente otimo esse blog ta bem explicativo msm

    ResponderExcluir
  107. pessal to amando esse blog de vcs parabéns!

    ResponderExcluir
  108. Finalmente o colégio faz uma homenagem interessante para SILVIO ROMERO, um homem que mudou muito a história dessa humilde e pequena cidade Lagarto

    ResponderExcluir
  109. vamos lá galerinha ajudando os imbativeis
    comentem o maximo que puderem

    ResponderExcluir
  110. não tenhOoo duvida ki vcs são imbativeis
    rerere...

    ResponderExcluir
  111. é msm parceiro finalmente uma atividade dentro da escola com o untiuto dos alunos conhecerem mais a historia de silvio romero!

    ResponderExcluir
  112. e ae Niel gostando de ver a mobilização da galera em cima desse blog?rsrsr

    ResponderExcluir
  113. tô achando um Maximo o apoio que a galera está dando... só assim o colégio vai pra frente.

    ResponderExcluir
  114. sou uma imbativel e agradeço muito a todos que
    visitam o blog e deixam comentarios
    vamos lá galera quantoO mais melhor...

    ResponderExcluir
  115. lucas tô gostando de ver sua disposição em comentar tanto esse blog realmente vc é um imbativel
    rerere...

    ResponderExcluir
  116. é isso ae ajudando fazendo o q posso hehe

    ResponderExcluir
  117. O Blog tá um sucesso vamos lá galera comentar e qualquer duvida pergunte não sou desse grupo da gincana mais sou um dos Imbativeis kkk

    ResponderExcluir
  118. to gostando de ver tbm o empenho dessa massa e o apoio dessa galerinha super gente boa agradecendo desde já!

    ResponderExcluir
  119. Vivências e Histórias de Silvio Romero.

    Blog dahora'...

    ResponderExcluir
  120. é sim Niel tamos juntos amigos unidos fazendo a força é sim pessoal qualquer duvida pergunda sugestoes criticas tamos aki em inteira disposição para atender a vc!

    ResponderExcluir
  121. tamso aki com a inlustre presença de Roberio Fontes no blog imbativeis rsrs!e ae Roberio gostando do blog e mim diz ae quem era silvio romero pra vc ?

    ResponderExcluir
  122. Muito boom as obras desse kra "Silvio Romero"
    um homem que enriqueceu o pais com suas obras maravilhosas

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  126. oia pra roberio comente muito mesmo, vamos botar pra arrebentar nós somos imbativeis em primeiro lugar
    rerere

    ResponderExcluir
  127. a historia de silvio romero ta otima aki bem explicadinha e ainda com a inrreverência de vcs parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  128. Parabéns vcs são de mais desempenho otimo blog tudo perfeito torço por vcs

    ResponderExcluir
  129. o blog está perfeito
    ao criador do blog meus parabéns
    A Sílvio Romero meu respeito
    Eu tenho Orgunho em estudar em um colégio q leva esse nome...

    ResponderExcluir
  130. Essa foi a melhor homenagem q poderiamos fazer, Do colegio Estdual Sílvio Romero para o mundo, esse é o valor da internet...

    ResponderExcluir
  131. tá muito criativo essa é a chance para quem ainda ñ conhece o ilustre de lagarto o próprio Sílvio Romero...

    ResponderExcluir
  132. o blog mais bonito hehe essa sala eh foda...

    ResponderExcluir
  133. para as pessoas que de forma curiosa prestigiam as obras de " Sílvio Romero " ta aí oportunidade de conheçer mais sobre Sílvio

    ResponderExcluir
  134. é isso ae pessoal to gostando de ver ta bombando o blog vamos continuar...

    ResponderExcluir
  135. gostei de tudo aki nesse blog parabéns um dos melhores!

    ResponderExcluir
  136. Parabéns pessoal ta tudo de bom esse blog

    ResponderExcluir
  137. e essa turma da Monica ae ta faltando personagem rsrsr

    ResponderExcluir
  138. Com força raça e determinação agente ñ da mole ñ!

    ResponderExcluir
  139. vamos bate pe levanta pueira que os imbativeis ñ estão de brincadeira vamosssssssssss láaa galera

    ResponderExcluir
  140. inventaram um grito de guerra massa com o ino do flamengo vai cantar isso lá na torcida do vasco rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  141. adoreei o blog!

    tão de parabens msm!
    arrasou...

    ResponderExcluir
  142. Gostei muiito de como vocês se referiram a sílvio Romero os imbativeis com certeza muuito criativo. ;)

    ResponderExcluir
  143. opa é bom saber mais sobre o SILVIO ROMERO e esse blog ensimar tudo

    ResponderExcluir
  144. Noossa Gentee Muuiito Bom Parabeens!!


    Muiitoo Interessantee haha Beiijoos

    ResponderExcluir
  145. poxa eu não sabia nada sobre o SILVIO ROMERO agora eu estou sabendo muito ..ese blog é da hora

    ResponderExcluir